Podemos considerar a comunicação como uma das ferramentas fundamentais da liderança, já que o líder é considerado um mediador entre os interesses dos colaboradores e os interesses da organização.
O líder precisa defender assertivamente os dois interesses, portanto a comunicação assertiva é umas das habilidades mais importantes neste processo.
De acordo com estudos realizados nos últimos anos, mais de 70% dos colaboradores que pedem demissão é por problemas com seus gestores diretos.
Muitos compreendem que o líder não defende os interesses da equipe, que exige demais defendendo somente os interesses da organização e se mostram inflexíveis em suas cobranças.
Uma comunicação UNILATERAL é exercida, o que acaba gerando impactos catastróficos no clima organizacional.
Para que este cenário mude, algumas mudanças por parte dos líderes de equipe são necessárias, dentre elas o poder da comunicação assertiva.
Para que a sua equipe possa confiar em você, se motivar a entregar os resultados almejados, confira a seguir 5 dicas de comunicação assertiva:
#1. Ouça o seu colaborador, as suas angústias, dificuldades e expectativas.
#2. Se coloque sempre à disposição para ajudá-lo.
#3. Cuidado com gestos e com a tonalidade de voz.
#4. Quando precisar emitir o feedback, nunca exponha o seu colaborador.
#5. Aplique o feedback na equipe e solicite o seu feedback frequentemente.
E você, como vem praticando os exemplos citados acima para estabelecer uma excelente comunicação com a sua equipe?
Será que está na hora de você se capacitar?
A Primor RH e eu Vivian Maeda podemos ajudá-lo.
Contate-nos para uma consultoria personalizada.
Então, não se vitimize.
Mãos à obra e rumo ao sucesso!
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