COMO IDENTIFICAR OS SEUS PONTOS FORTES PARA ALCANÇAR O SUCESSO

pontos fortes

Saber no que você é eficiente, ou seja, saber seus pontos fortes significa ter controle sobre você mesmo. Consequentemente, isso pode ajudar em inúmeros aspectos da sua vida pessoal e em conquistas profissionais.

Acima de tudo, quando caminhamos rumo a um objetivo de vida, nos deparamos com um caminho tortuoso e, também prazeroso como falamos no artigo 12 passos para desenvolver e transformar o modelo mental para o sucesso.

Mas, uma forma de amenizar os aspectos negativos dessa empreitada está relacionada aos seus pontos fortes.

Como assim?

Imagine uma pessoa que escolhe se tornar empreendedora e atuar com gastronomia, mas tem um porém: não sabe cozinhar nem manipular os alimentos.

Certamente a sua empreitada como empreendedora será mais difícil do que aquele empreendedor que entende de gastronomia.

No entanto, quando atuamos com algo que gostamos e que somos competentes, consequentemente a empreitada será muito mais prazerosa.

Não quero dizer com isso, que a pessoa que escolhe um negócio de gastronomia, sem entender sobre o processo não será capaz de leva-lo ao sucesso, porém o esforço será muito maior, já que será necessário investir tempo para aprender ou financeiramente para contratar um profissional responsável pela culinária.

O que quero dizer com isso, acima de tudo, é que quando focamos em atuar em nossos pontos fortes, o sacrifício será muito menor e o prazer será consequência de suas ações.

Mas, e quando não sabemos quais são os nossos pontos fortes, o que fazemos?

Frequentemente, tomamos decisões voltadas ao âmbito profissional, por influência do meio social, ou seja, escolhemos uma profissão porque achamos que o mercado de trabalho está mais favorável, esquecendo ou simplesmente deixando de lado os nossos interesses, talentos ou aptidões.

Por outro lado, em outras situações, focamos tanto a nossa atenção em ajudar os outros, que nem procuramos acessar os nossos valores internos, fazendo com que nem saibamos quais são os nossos talentos.

Como identificar quais são seus pontos fortes

Confira a seguir 4 dicas de ouro para identificar seus pontos fortes para você se desenvolver e aprimorar:

#1. Elogios

Preste atenção aos elogios que fazem a você, pois se o elogio for frequente, é porque você tem talento sobre esta tarefa.

#2. Autoavaliação

Se autoavalie quanto as tarefas que já realizou em sua vida (no âmbito profissional e pessoal) e como foi o seu desempenho. Se o desempenho foi excelente e se repetiu por diversas vezes, certamente este é um ponto forte.

#3. Feedback

Peça feedback às pessoas mais próximas (familiares, colegas de trabalho e curso e amigos) sobre o que você faz que mais admiram em você.

#4. Desenvolvimento

Realize um processo de desenvolvimento com um profissional da psicologia. Em primeiro lugar, esta etapa contribuirá para o seu autoconhecimento. Em segundo lugar, você terá acesso aos seus pontos fortes e também as suas limitações, consequentemente, manejá-las da melhor maneira.


Portanto, conhecer os seus pontos fortes contribuirá para você escolher posições onde você possa colocá-los em prática e, consequentemente, terá mais prazer em sua rotina e excelentes resultados.

Em conclusão, desenvolver pontos fracos em dadas atividades pode ser importante, no entanto, de acordo com alguns autores que abordam temas sobre desenvolvimento pessoal e de carreira, esse não deve ser o seu foco, já que dificilmente você alcançará a expertise e, se alcançar, o tempo utilizado para se desenvolver será muito grande. Além disso, gerará assim um desperdício de oportunidades e excelentes resultados ao longo desta empreitada.

Em outras palavras, as atividades que você apresenta extrema dificuldade podem ser delegadas para quem tem expertise. Então, se você atuar em atividades que focam em seus talentos, junto a uma equipe que atue com atividades relacionadas aos talentos dela, a probabilidade de satisfação e sucesso são significamente maiores.

Então, mãos à obra e RUMO AO SUCESSO!

Gostou do conteúdo deste artigo?

Então comente e compartilhe o conhecimento com seus amigos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *