O Feedback não é uma das tarefas mais fáceis no mundo organizacional, como já citado nos artigos anteriores deste blog. É uma metodologia que deve ser manuseada de forma cuidadosa, contribuindo assim para alavancar os resultados organizacionais. Se gerenciada de forma indevida poderá ocasionar DESASTRES na organização.
Convido você que está se preparando para um dia ocupar um cargo de liderança, você que já exerce a liderança, representante de RH e CEO e que ainda não acompanhou as minhas publicações anteriores, clique aqui para acessar este link, para que assim possa dar prosseguimento a esta leitura e aproveitar ao máximo este conteúdo.
Neste artigo, pretendo ajudar você a gerenciar o Feedback de maneira assertiva e eficaz, através das seguintes dicas:
#1. Solicite também o seu Feedback
De praxe, quando é falado sobre Feedback, as pessoas imaginam ser uma prática unilateral, ou seja, que somente o gestor aplica sobre a sua equipe, porém o líder também é um ser humano e pode cometer erros. Portanto solicite o seu Feedback a sua equipe, aos seus gestores e também aos seus pares de trabalho.
#2. O Feedback deve ser programado
Quando o colaborador emite uma postura inadequada, o feedback deverá ser programado. Analise e pondere se o feedback corretivo é realmente válido, confronte a situação ocorrida, a gravidade e as repetições do comportamento inadequado para decidir se deve ser realizado ou não. Caso após a análise, seja realmente necessário, verificar o seu humor e o humor do colaborador, evitando assim possíveis transtornos e discussões que podem prejudicar o clima organizacional. Se for necessário adie para uma data próxima ao evento ocorrido.
#3. Nunca exponha o seu colaborador frente a outras pessoas
Reserve uma sala, para realizar os feedbacks. Essa postura contribuirá para o sigilo das informações e para a manutenção de um clima organizacional mais favorável e saudável.
#4. Construa relacionamentos saudáveis
Demonstre interesse nas conquistas e também nas dificuldades dos seus colaboradores. Coloque-se a disposição para ajudá-los sempre que necessário.
#5. Potencialize as suas Competências e Habilidades Comportamentais
Na maioria das vezes que uma pessoa passa a assumir um cargo de liderança, é porque possui habilidades e competências técnicas extremamente desenvolvidas. Porém, sofre constantemente porque se dá conta que não possui as habilidades e competências comportamentais apuradas para motivar e engajar pessoas a alcançarem resultados. Portanto, se você for um líder aperfeiçoe-se constantemente, ou se você for um CEO ou um representante de RH, capacite os seus líderes através de programas de desenvolvimento de liderança.
Espero que essas dicas possam contribuir para a sua assertividade no exercício de uma liderança de sucesso ou para conduzir a sua equipe de líderes a uma liderança eficiente.
Eu gostaria de saber a sua opinião sobre esse artigo.
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