O feedback corporativo é uma ferramenta fundamental para a área de gestão de pessoas.
É através desta ferramenta que os colaboradores tomam conhecimento do seu desempenho (atrelada a avaliação de desempenho).
A palavra feedback tem origem inglesa e significa realimentar ou dar resposta a um determinado pedido ou acontecimento.
O Feedback é uma ação comunicativa, onde um membro da organização emite uma mensagem a outro membro com a intenção de aprimorar e melhorar o desempenho individual ou grupal, ressaltar os pontos fortes e pontos que devem ser melhorados, proporcionando assim, o autoconhecimento e a melhoria da performance para o alcance dos resultados estabelecidos.
Costuma ser utilizado nas áreas da Psicologia e Administração, com foco no desenvolvimento pessoal e profissional.
Tipos de feedback corporativo
Existem diversas formas de praticar o feedback corporativo, sendo essas:
#. Em grupo
Quando todos os membros do grupo (inclusive o líder) devem receber o feedback de todos os integrantes e devem aplicar em todos.
#. Individual
Quando o líder repassa a cada membro do grupo de forma individual a sua avaliação.
#. 360°
Quando um indivíduo é avaliado pelos seus pares de trabalho, líderes, clientes, subordinados, gerentes e diretores, sendo este tipo considerado multivisão.
Independente da forma, o feedback corporativo deve ser aplicado constantemente, em situações de sucesso, principalmente.
Alguns gestores fazem a utilização desta ferramenta somente em situações críticas, contribuindo assim, para que os colaboradores tenham uma percepção errônea e destrutiva do processo.
Muitos se sentem amedrontados com a prática, pois estão acostumados a ouvir o termo feedback e atrelarem como sinônimo de “bronca” ou de “chamada de atenção”.
Esta ferramenta de desenvolvimento deve ser amplamente valorizada e compreendida.
Promover essa percepção nos seus colaboradores depende das empresas, por meio da cultura organizacional.
Os gestores de equipe também têm um papel fundamental ao propagar esta metodologia de desenvolvimento.
Lembrando que é de suma importância nas devolutivas, que o avaliado tenha a oportunidade de pontuar as suas dificuldades e as possíveis sugestões de melhorias.
Assim o colaborador não se sentirá atingido ou agredido, mas compreenderá que faz parte da construção, da história e dos processos de melhorias contínuas da empresa.
Sabemos que o capital intelectual (pessoas) é fundamental para o sucesso do negócio, porém, infelizmente, ainda em muitas organizações, as pessoas são pouco valorizadas e vistas somente como números.
As empresas podem investir em processos e recursos de última geração, mas no final das contas se não houverem pessoas capacitadas, motivadas e engajadas para o trabalho, a performance será baixa e as metas não serão atingidas.
Leia também os artigos relacionados ao feedback e liderança:
→ 5 ERROS MAIS COMUNS AO GERENCIAR O FEEDBACK
→ 5 DICAS PARA GERENCIAR UM FEEDBACK EFICAZ
→ FEEDBACK CORRETIVO: SAIBA SE O SEU É ASSERTIVO OU INFUNDADO
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