GESTÃO DE RELACIONAMENTOS: 17 DICAS PARA DESENVOLVER

gestão de relacionamentos

Com uma gestão de relacionamentos desenvolvida você sabe como melhorar e manter bons relacionamentos, inspirar e influenciar os outros, comunicar com clareza e além disso, administrar conflitos e trabalhar bem em equipe.

Você já disse ou fez algo a alguém que o deixou extremamente abalado ou enfurecido?

Alguém já implorou pela sua atenção?

Se você exerce cargos de liderança, você se questiona sobre o porquê dos seus colaboradores não o seguirem?

De acordo com as respostas das perguntas acima, você precisará desenvolver a sua gestão de relacionamentos.

Como abordado no artigo “CONSCIÊNCIA SOCIAL: 16 DICAS PARA DESENVOLVER“, gerir relacionamentos saudáveis é essencial para constituir uma rede de aliados e parceiros rumo ao alcance dos seus sonhos.

Mas para constituir essa rede, é essencial que você desenvolva a sua consciência social.

O que é gestão de relacionamentos

Os autores Bradberry e Greaves (Inteligência Emocional 2.0, 2016.) definem a gestão de relacionamentos como a quarta habilidade da inteligência emocional (I.E) e o segundo pilar das competências sociais.

Então a Gestão de Relacionamentos é a capacidade de usar as competências adquiridas para administrar as interações pessoais e profissionais com sucesso.

O que a gestão de relacionamentos envolve

  • Ter capacidade de usar a conscientização das nossas próprias emoções e das emoções alheias para gerenciar bem as interações.
  • Se comunicar de forma clara e ter uma abordagem eficaz para os conflitos.
  • Ter capacidade de estabelecer vínculos, até mesmo com pessoas com as quais não se têm afinidade.

A capacidade de se conscientizar das próprias emoções e das emoções alheias são essenciais para manter o autocontrole, principalmente frente as situações de estresse.

No entanto, se não for manejado com cautela, como consequência pode gerar reações impulsivas e possíveis arrependimentos futuros.

Quando nos conscientizamos, precisamos também nos comunicar de maneira assertiva, já que tonalidade de voz, expressões corporais e faciais por exemplo, são mais levados a sério do que o que está sendo dito, como resultado podem gerar também efeitos catastróficos nos relacionamentos.

Então, confira a seguir as dicas dos autores para gerir relacionamentos de sucesso.

Dicas para desenvolver a sua gestão de relacionamentos

#1. Mantenha-se sempre aberto e curioso.

#2. Aprimore seu estilo natural de comunicação.

#3. Evite enviar sinais confusos.

#4. Lembre-se dos pequenos, porém importantes detalhes.

#5. Saiba aceitar as críticas.

#6. Cultive a confiança.

#7. Tenha uma política de portas abertas.

#8. Só fique com raiva quando quiser.

#9. Não tente evitar o inevitável.

#10. Reconheça os sentimentos do outro.

#11. Complemente as emoções ou a situação do outro.

#12. Se você se importa com o outro, demonstre isso.

#13. Explique suas decisões.

#14. Saiba dar um feedback direto e construtivo.

#15. Alinhe a sua intenção com seu impacto.

#16. Use frases reparadoras para resolver problemas de comunicação.

#17. Não fuja das conversas difíceis.


Gerir relacionamentos é um desafio constante, portanto estude sobre o tema, mas principalmente esteja disposto a ouvi-las.

Entretanto, demonstrar cuidado e atenção ao outro é a principal atitude para estabelecer excelentes relacionamentos.

Como é bom quando você desabafa com alguém e alguns dias ou até meses depois a pessoa se lembra e te pergunta sobre a questão.

Acima de tudo, isso demonstra preocupação!

Além disso, o sucesso está totalmente ligado com as parcerias que construímos. Por isso devemos nos empenhar em construir laços duradouros.

Você quer gerir excelentes relacionamentos e, consequentemente ser parceiro das pessoas rumo aos sonhos delas?

Você quer que essas mesmas pessoas também sejam seus aliados rumo aos seus sonhos?

Então, a partir de agora, arregace as mangas e RUMO AO SUCESSO!

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