Alcançar a tão sonhada realização profissional e como consequência obter mais qualidade de vida, plenitude e felicidade é o desejo de muitos. Eu quero, você quer e todos ao nosso redor querem alcançar esses estados. Almejamos muitas coisas ao decorrer da nossa vida, sendo que a maior parte delas, compreendemos a necessidade de trabalharmos para conquistarmos, como por exemplo organizar a vida financeira para comprar uma casa, fazer uma viagem, casar, estudar, etc.
Os nossos desejos se transformam em um COMBUSTÍVEL VITAL que nos motivam a emitirmos ações extraordinárias em prol do alcance daquilo que queremos.
Muitas vezes quando chega o momento da escolha profissional, o indivíduo se sacrifica ao abrir mão da profissão que se identifica, priorizando somente as carreiras que podem ser promissoras no sentido de proporcionar ganhos financeiros elevados com o objetivo de conquistar os desejos de consumo. Mas, infelizmente, após algum tempo atuando na área, se depara com outros quesitos da profissão, como o desprazer na realização das atividades e da rotina profissional que pode ocasionar em desesperança e até mesmo em doenças físicas e transtornos emocionais.
Além do fator financeiro, veja mais alguns fatores que podem interferir na busca pela realização profissional:
- Falta de Autoconhecimento
- Falta de conhecimento da realidade das profissões
- Ausência de um Plano de Carreira
De praxe, quando escolhemos uma profissão não pensamos que a maior parte do tempo que estamos ACORDADOS, estamos trabalhando. Assim sendo, essa escolha deve ser consciente e alinhada aos próprios valores, pois se a escolha não estiver em harmonia com as próprias expectativas, a atividade profissional será maçante, e a tão sonhada QUALIDADE DE VIDA será inalcançável.
Conhecer a si próprio, o que gosta e o que não gosta, o que espera alcançar com o trabalho, conhecer as atividades e a realidade da profissão e elaborar um plano de carreira são etapas extremamente relevantes para alcançar a realização profissional.
Portanto, desafio você a refletir sobre o seu momento atual e, se você estiver insatisfeito na sua profissão, provavelmente você esteja atuando em uma profissão desalinhada a suas expectativas e valores, ou não realizou um planejamento de carreira para alcançar a ascensão almejada.
Quando o indivíduo está insatisfeito, é essencial reconhecer o motivo da insatisfação, para que assim possa direcionar as suas ações em prol da solução, muitas vezes sendo necessário o apoio de um profissional orientador de carreira para ajudá-lo na fase de transição.