COMO SUA PREPARAÇÃO PODE AMENIZAR A ANSIEDADE EM UM PROCESSO SELETIVO

ansiedade no processo seletivo

Provavelmente você já deve ter sentido aquele friozinho na barriga às vésperas de participar de um processo seletivo. Quem nunca se sentiu ansioso com isso, não é mesmo?

O estado ansioso pode nos atrapalhar durante o andamento do processo, já que a ansiedade nada mais é que uma antecipação de um estímulo relembrado por uma vertente pessimista.

Você já participou de muitas entrevistas, as quais algumas delas foi reprovado, sendo assim, durante o processo atual sente a expectativa de não ser aprovado, o que pode gerar nervosismo, calafrios, mal-estar, taquicardia, gaguejo, dentre outros sintomas fisiológicos que podem ser prejudiciais durante os momentos aos quais está sendo avaliado.

Sabendo disso, o que você pode fazer para controlar a ansiedade? Como você pode ter um excelente desempenho nos processos seletivos?

Se preparar para este momento é essencial para controlar os estados de ansiedade.

 

Mas como posso me preparar?

É fundamental compreender a fundo a empresa e a oportunidade a qual irá concorrer. Ao receber a ligação do RH para lhe convidar a participar do processo seletivo, você fica animado e, muitas vezes, pode esquecer de perguntar as informações básicas, ou simplesmente não pergunta para “não incomodar o recrutador”.

É muito importante questionar sobre a vaga, atividades desempenhadas, conhecimentos exigidos, remuneração oferecida, local de trabalho, escala de trabalho e horário para analisar se realmente a proposta se alinha com os seus interesses e expectativas.

Após este primeiro momento, caso surja o interesse na vaga, é fundamental questionar como será a primeira etapa do processo, quanto tempo durará, o que será realizado, se existe alguma dica de preparo (caso haja avaliações psicológicas e outras formas avaliativas) para que você possa programar-se em relação aos seus compromissos, evitando transtornos durante o processo.

Outra dica relevante, é pesquisar sobre a empresa antes da seleção, para tentar compreender a proposta e o seu segmento.

Em relação ao currículo, deverá ser montado de acordo com a vaga de interesse, sendo assim, não é válido imprimir uma infinidade de cópias, pois o currículo deve ser personalizado a cada nova oportunidade.

E você, quando participa de processos seletivos tem todos esses cuidados?

 

Confira outras dicas:

6 DICAS PARA CONSEGUIR UM EMPREGO

5 DICAS PARA ENCARAR O PROCESSO SELETIVO

4 DICAS PARA SUPERAR O MEDO E A ANSIEDADE EM UM PROCESSO SELETIVO

Se mesmo emitindo esses cuidados, ainda assim apresenta dificuldades pontuais em processos seletivos, a Primor RH e eu Vivian Maeda podemos ajudá-lo.

Contate-nos para uma consultoria personalizada e sem custo! Clique aqui→

Lembre-se: Se preparar para o processo seletivo é de extrema valia para o seu melhor desempenho.

A ansiedade sempre existirá, mas se houver uma preparação para as etapas do processo, você conseguirá controlá-la e terá maior possibilidade de sucesso.

Gostou deste conteúdo?

Então você precisa conhecer os serviços da Primor RH!

Clique aqui→ e saiba mais!

Deixe sua opinião nos comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *