Planejar é uma etapa essencial para quem almeja alcançar objetivos, principalmente à longo prazo, e com a vida profissional não é diferente.
Quando falamos em planejamento, imaginamos que esta competência se encaixa para aquisições como: a compra de um imóvel, a realização de um casamento, a compra de um carro e a concretização de um sonho antigo de realizar uma viagem ao redor do mundo.
Mas, em relação a vida profissional, a maioria das pessoas não elaboram um planejamento de carreira sistemático, com um passo a passo a ser seguido.
Você já parou para pensar que através do trabalho, você será capaz de planejar todos os objetivos citados acima?
De praxe, ocorre um planejamento quanto a vida acadêmica, ou seja, escolher o curso a ser seguido, potencializar as competências técnicas com cursos de aprimoramento e o aperfeiçoamento em línguas estrangeiras, porém analisar as possíveis empresas onde gostaria de trabalhar, aprimorar as competências comportamentais para um dia alcançar o grande objetivo de ingressar na tão sonhada empresa, isto muitas vezes não é nem por um segundo algo a ser considerado pela maioria das pessoas.
E aí, a cada término de ciclo, como por exemplo, o fim do ano letivo, acaba se transformando em momentos de lamentações ao invés de comemorações das conquistas obtidas.
Nas conversas entre amigos nesta época do ano, em sua maioria os assuntos mais abordados são as frustrações atreladas à vida profissional.
Mas, por que a vida profissional tem causado tantas frustrações nas pessoas?
Você pode alegar a falta de oportunidades ou a carência de empresas que investem de fato nos seus colaboradores.
Mas, e você, o que tem feito para melhorar este cenário?
Agora vou desafiá-lo através de um questionamento típico dessa época do ano.
Aí vai…
O que você tem de fato feito para alcançar a sua realização profissional? Vou tentar ajudá-lo a responder esta pergunta.
- Vem se matriculando em cursos que nem sabe se de fato contribuirão para o seu desenvolvimento de carreira, mas realiza somente para “incrementar” o seu currículo.
- Se lamenta com a família e alguns amigos todos os dias e todos os anos sobre as mesmas frustrações.
- Sonha, somente sonha, que um dia as coisas melhorarão como se fosse ocorrer um milagre.
OU
- Faz um planejamento estratégico de carreira, mapeia objetivos de onde quer chegar, qual empresa almeja trabalhar, quais competências técnicas e comportamentais serão necessárias desenvolver para chegar lá.
Se você respondeu a última alternativa, parabéns!
O seu próximo ano letivo pode ser repleto de motivos para vibrar ao invés de se lamentar.
Agora se você respondeu qualquer uma das três primeiras, tenho que lhe dizer que se não mudar esta realidade, cada ano que passar, será um novo ano, porém o mesmo cenário.
Como se você viajasse sempre para o mesmo lugar, sem novas perspectivas, sem as novas descobertas, sem novos desafios, sem possibilidades de desbravar a vida e conquistar novos objetivos e sonhos.
Mas a excelente notícia é que você pode mudar este cenário, se tornar o protagonista da sua vida, tomando as rédeas e escolhendo o caminho do sucesso.
Lembre-se:
PLANEJAR é a alma do sucesso.
O sucesso em si é percorrer o caminho prescrito no planejamento.
Convido você a mudar este cenário de encerrar mais um ano se lamentando porque as coisas não ocorrem da maneira esperada na sua vida.
Fale comigo Vivian Maeda e com a Primor RH para que possamos ajuda-lo nesta empreitada rumo ao sucesso.
Faça o próximo ano acontecer e não espere que ele aconteça como num passe de mágica!
Então, mãos à obra, rumo ao sucesso e um novo ano repleto de objetivos alcançados e muitas realizações.