Uma postura coach se torna imprescindível para quem busca uma equipe motivada com um padrão de excelência e resultados duradouros.
Por que é importante ter uma equipe motivada para gerar resultados na organização?
O turnover (processo onde ocorrem contratações X demissões ou pedidos de demissões em curto espaço de tempo), vem preocupando os empresários, já que o investimento em treinar e capacitar um novo empregado é perdido, e o colaborador sai antes mesmo de gerar retorno financeiro à empresa.
Em determinadas situações, os processos de turnover ocorrem devido a insatisfação dos colaboradores com os seus gestores, que fazem cobranças inviáveis, às vezes até de forma agressiva, não treinam e capacitam a sua equipe, não demonstram sensibilidade e interesse em desenvolver os seus liderados, dentre outras problemáticas.
As organizações têm se preocupado cada vez mais com o seu capital intelectual, promovendo capacitação aos seus gestores, com o objetivo de potencializar as suas competências através de treinamentos e cursos voltados a liderança.
Algumas empresas vêm incorporando em seu núcleo de Recursos Humanos as Universidades Corporativas, com a finalidade de desenvolver os seus colaboradores.
É importante ressaltar que o gestor tem dois papéis na organização. Um deles é voltado aos resultados e o outro é gerenciar a sua equipe da melhor maneira possível para alcançar os melhores resultados.
O maior capital de uma empresa é o capital intelectual. Portanto, para alcançar os resultados almejados, é extremamente importante que as pessoas sejam tratadas com respeito, consideração, profissionalismo e reconhecimento.
Um gestor que cobra resultados de forma desumana e não treina, não dialoga com os seus liderados, dificilmente motivará uma equipe, gerando assim, insatisfação e o aumento de desligamentos e pedidos de demissões.
É fundamental cobrar resultados, já que esse é o papel do gestor. Mas antes de cobrar, desenvolva o seu colaborador.
Desenvolver os seus liderados engloba não somente prepará-los através de cursos e treinamentos, mas também através de diálogos, reuniões, solicitar sugestões da equipe para que se sintam parte ativa e colaborativa do grupo.
Uma relação inspiradora, gera confiança e consequentemente, um grupo mais motivado em buscar a excelência nos seus resultados.
Demonstre a sua equipe tato, sensibilidade e confiança. Se mostre aberto e flexível a diálogos para que o seu colaborador possa pedir ajuda.
Adote uma postura coach com seus colaboradores
Adotar postura Coach é ouvir através da “Escuta Atenta”. Quando o seu liderado reclamar ou desabafar sobre dificuldades para lidar com alguma problemática, estimule a sua criatividade, sempre voltada a SOLUÇÕES.
Veja alguns modelos de perguntas:
- Além dessa alternativa, o que mais você acha que podemos fazer?
- O que você fez no passado que deu certo e que poderíamos tentar agora?
- O que você gostaria de fazer nessa situação?
- O que você não tentou fazer ainda, que pode dar certo?
- Estou ao seu lado, caminhamos juntos… Vamos juntos encontrar a solução!
- Essas dificuldades citadas, como podemos enfrentá-las?
Perceba que têm perguntas no plural, ou seja, o gestor participa ativamente do processo. As perguntas também são focadas na solução dos conflitos, e não em procurar culpados ou bater na tecla do erro.
A postura Coach do líder (engajar a equipe com foco em solução), flexibilizada com a postura de Gestor (cobrar resultados) com certeza, facilitará o processo de motivação para o alcance de resultados positivos e a diminuição considerável nos processos de turnover.
Motivar e engajar uma equipe requer tato, sensibilidade, resiliência, habilidades e competências aprimoradas de liderança.
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