MEDO X REALIZAÇÃO PROFISSIONAL

realização profissional

Quer conquistar a realização profissional?

Você está insatisfeito na sua profissão?

Se não estiver, provavelmente conhece alguém que já reclamou do trabalho. Frequentemente quando uma pessoa está insatisfeita na sua profissão, reclama de condições insalubres, de ter que executar atividades desprazerosas, reclama dos colegas e do chefe, mas mantém uma postura estática frente a insatisfação devido ao sistema de recompensas externas (salário e estabilidade financeira). 

O motivo dos profissionais se manterem estáticos pode estar atrelado ao MEDO, já que realizar uma transição de carreira (mudar para uma empresa que atenda as suas expectativas ou mudar de área e recomeçar em uma profissão alinhada aos próprios valores) o manteria instável ao que concerne a remuneração e a estabilidade financeira. 

 

Além da estabilidade financeira, outros fatores atrelados ao medo devem ser levados em consideração, como: 

 

#. Medo de ser julgado pela família e pelos amigos. 

#. Medo de se arriscar. 

#. Medo de tomar as rédeas da própria vida. 

#. Medo de sair da famosa zona de conforto. 

#. Medo de não conseguir superar as expectativas da nova empresa. 

#. Medo de perder mercado. 

 

Levantados alguns motivos que podem contribuir para a insatisfação profissional, como podemos pensar em reverter este quadro, para que o indivíduo possa alcançar a sua realização profissional?

ENCARAR O MEDO é a resposta, mas nem sempre encarar esse “fantasma” é tão simples, já que este medo pode ser proveniente de possíveis traumas anteriores (se a pessoa já passou por uma experiência semelhante que deixou sequelas emocionais).

Neste caso o profissional insatisfeito precisará do apoio de um psicólogo para encarar esses “fantasmas” e se preparar psicologicamente e tecnicamente para seguir rumo aos seus objetivos profissionais.

Outra situação é um medo que não é proveniente de traumas anteriores, mas o medo do desconhecido. Neste caso, um processo de coaching de carreira poderá ajudar e alinhar as diretrizes para durante a jornada de mudanças garantir uma transição de carreira saudável com o mínimo de impactos negativos possíveis. 

Portanto, se você está insatisfeito na sua profissão desafio você a sair da zona de conforto e refletir sobre o que você pode fazer a partir de hoje para reverter essa situação.

Gostou deste conteúdo?

Deixe um comentário logo abaixo sobre o que você mais gostou nesse artigo, ou sobre alguma dica extra que você deseja compartilhar conosco ou até mesmo alguma crítica sobre esse texto.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *