LIDERANÇA: VOCÊ ESTÁ PREPARADO PARA EXERCÊ-LA?

Liderança

Liderança é a habilidade de motivar e influenciar de forma ética e positiva, para que os liderados contribuam voluntariamente e com entusiasmo para alcançarem os objetivos da equipe e da organização.

Frequentemente, quando uma pessoa se prepara para a sua vida profissional, prioriza o desenvolvimento técnico para ter sucesso na carreira escolhida, realiza cursos específicos da área, além das formações em línguas estrangeiras, intercâmbios, sistemas de informática e outros. No entanto, não imagina que tanto esforço, poderá um dia levá-lo a exercer um cargo de liderança, já que um profissional que demonstra competências técnicas extremamente desenvolvidas tende a ser reconhecido para apoiar e extrair o melhor dos profissionais naquela mesma área. Pode acontecer também, do profissional ter consciência que um dia poderá exercer um cargo de liderança, mas não priorizar desenvolvê-la, pois entende que aprenderá a ser um líder em um curto espaço de tempo e de forma técnica.

A formação em cursos superiores também contribui para a falta de preparação dos futuros profissionais para exercerem cargos de liderança, pois existem muitas profissões que possibilitam ao indivíduo trabalhar de forma autônoma e, infelizmente as faculdades não incluem em suas grades curriculares disciplinas como empreendedorismo e gestão de pessoas. Essas disciplinas poderiam oferecer ao aluno uma base e os desafios sobre o exercício da liderança.

Durante a minha jornada como profissional de RH pude acompanhar muitos profissionais que eram promovidos sem possuírem competências comportamentais para o exercício da liderança. Os critérios mais utilizados para as promoções estavam relacionados ao nível de competência técnica do profissional, tempo de casa e comportamento ético do colaborador. As competências comportamentais como o trabalho em equipe, flexibilidade e outras eram consideradas em última instância.

Como resultado das promoções de profissionais que possuem somente um excelente conhecimento técnico, mas que não possuem habilidades e competências para a liderança é a falta de engajamento das equipes de trabalho, falta de motivação, dificuldade para o alcance de resultados e cumprimento das metas organizacionais, ausência de respeito e aderência ao líder, clima organizacional comprometido, altos índices de TURNOVER dentre outras dificuldades.

Provavelmente, você que está lendo este artigo ocupa um cargo de liderança, ou pensa em se preparar para um dia poder ocupá-lo. Independentemente da situação em que você se encontra, te desafio a responder a seguinte questão:

 

Você está preparado para exercer a Liderança?

Se você que é líder e está passando com a sua equipe por alguns dos problemas citados no parágrafo anterior, você precisa urgentemente desenvolver e potencializar as suas competências de liderança.

É essencial que você esteja engajado e disposto, pois um programa de desenvolvimento de competências não é um simples curso para desenvolver técnicas, mas um programa de desenvolvimento onde você será desafiado no dia-dia da sua profissão e, assim, alcançar a sua assertividade na prática de liderança. Agora você, que já compreende a importância de se desenvolver antes desse dia chegar, PARABÉNS! Pois, quando o tão almejado dia de ocupar um cargo de liderança chegar, por mais que tenham desafios, você estará preparadíssimo! Então, RUMO AO SUCESSO!