O feedback corretivo é importante para orientar o colaborador e evitar novos erros.
Muitos profissionais que demonstram estarem insatisfeitos em seus empregos alegam se sentirem desmotivados devido:
- clima organizacional desfavorável.
- sistema de recompensas da empresa que não alcança as expectativas dos profissionais.
- déficits nas relações estabelecidas com as suas lideranças.
Tenho observado ao longo de minha carreira, que muitas pessoas pedem demissão por insatisfação no relacionamento com o seu gestor direto.
Pude vivenciar inúmeras entrevistas de desligamento, onde a maioria dos profissionais que pedia demissão alegava não conseguir estabelecer um vínculo profissional saudável com o seu respectivo gestor e por esse motivo, migraria para novos desafios profissionais.
Mas por que isso acontece?
Ao ministrar treinamentos de capacitação de líderes, tenho a oportunidade de acompanhar relatos extraordinários. Muitos líderes alegam não praticar o feedback positivo por falta de tempo e, somente gerenciam o feedback corretivo nos momentos que o colaborador comete erros para corrigir as imperfeições.
Contudo, existe um fundamento para aplicar um feedback corretivo. Você sabe qual é?
Fundamento para aplicar um feedback corretivo
A correção é para adequar uma possível imperfeição, ou seja, um trabalho que foi executado parcialmente errado. Compreende-se que se o indivíduo executou um trabalho errado do começo até o fim, provavelmente não recebeu o treinamento apropriado para a execução.
De praxe, nas empresas as atividades de um profissional são direcionadas a outro profissional quando cobrem férias, licenças, alguma promoção ou demissões. No entanto, se por motivos de força maior, você líder, solicitar a um colaborador seu que execute uma determinada atividade sem que este possua a expertise mínima para a realização da tarefa, o “erro” na execução não é do seu liderado, mas um erro seu que a delegou.
Lembre-se que delegar envolve a confiança do líder em relação a capacidade do liderado, para assim submeter o profissional a nova atividade.
Infelizmente, o número de líderes que aplicam feedbacks corretivos infundados aumenta consideravelmente. Esta atitude contribui para o estabelecimento de um clima organizacional desfavorável entre o líder e a sua equipe, gerando desmotivação e desagregação.
Receber um feedback corretivo não é fácil e quando é infundado o nível de insatisfação do profissional tende a aumentar.
Muitos profissionais alegam que os seus líderes inserem sem os seus consentimentos inúmeras atividades que não faziam parte do escopo profissional no momento das suas contratações, não recebem reajustes salariais, não são devidamente treinados para o exercício das novas atividades e ainda são indevidamente cobrados pela perfeita execução das mesmas.
Se você que está lendo este artigo é um líder e vem emitindo essas atitudes frente aos seus liderados, faço um convite para que a partir de agora você reflita sobre as possibilidades de melhorar a sua prática.
Aplicar feedbacks positivos com frequência permite que o seu liderado saiba em que está acertando para continuar a emitir os acertos.
Treinar e capacitar os seus colaboradores para as novas atividades destinadas também é de suma importância para você um dia poder delega-las e assim, poder aplicar feedbacks corretivos assertivos e não infundados.
Então, arregace as mangas e rumo ao SUCESSO!
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