Pensando nas dificuldades enfrentadas pelos líderes nas suas rotinas profissionais, considero de suma importância abordar as contribuições da prática de feedback para o alcance dos resultados organizacionais.
A prática de liderar envolve desafios constantes. O líder tem que motivar e engajar a sua equipe a alcançar os resultados da empresa, além de se preocupar com o clima organizacional. Fazer tudo isso não é uma das tarefas mais fáceis, já que quando o líder tem que emitir uma postura mais firme, os colaboradores podem não enxergar com “bons olhos”, ou quando tenta estabelecer um bom clima no ambiente profissional, também pode ser alvo de críticas destrutivas.
As empresas que procuram a Primor RH e eu Vivian Maeda para capacitar as suas lideranças, afirmam que a sua principal deficiência é a prática indevida do Feedback, que resulta em DESASTRES na organização. O Feedback Corporativo deve ser manuseado com os devidos cuidados, já que uma palavra ou vírgula colocada fora do lugar podem ocasionar em danos severos.
Feedback Positivo X Feedback Corretivo
A prática rotineira de Feedback (categorizado como POSITIVO: elogiar quando o colaborador emite bons resultados; e CORRETIVO: pontuar e sugerir melhorias quando ocorrem erros) é fundamental para que os colaboradores se acostumem e, não gere tantos impactos destrutivos nos momentos mais difíceis.
Infelizmente a maioria das empresas praticam somente o FEEDBACK CORRETIVO, ou seja, somente se relacionam com os colaboradores para tentar corrigir alguma postura ou prática inadequada. Essa atitude faz com que os colaboradores se sintam coagidos e desconfiados, até quando a empresa e a liderança emite uma postura bem intencionada direcionada ao colaborador.
Será que a sua empresa e os seus líderes, ou você que exerce um cargo de liderança está praticando o Feedback de maneira assertiva? Uma forma de saber é responder as seguintes perguntas e observar os resultados da sua atuação.
- Os seus liderados respeitam a sua liderança?
- Você aplica o Feedback Positivo?
- Os seus colaboradores alcançam as metas organizacionais?
- O clima organizacional na sua equipe é favorável?
- Quando você tem que aplicar um Feedback corretivo, você se preparado e seguro?
Se você respondeu “não” para alguma destas questões, provavelmente você precisará capacitar a equipe de líderes da sua empresa, ou se você exerce um cargo de liderança, precisará se capacitar.
O exercício de uma liderança de sucesso depende da habilidade e competência do líder em gerenciar assertivamente o feedback corporativo. Portanto, nunca se esqueça que os resultados de uma empresa são alcançados por PESSOAS e, para que estas estejam sempre engajadas pelas causas organizacionais, é fundamental terem a sua frente um LÍDER QUALIFICADO.