Desenvolver a comunicação assertiva não é uma tarefa fácil pois, muitos profissionais possuem comportamentos que impedem que ela flua da maneira correta.
O processo de comunicação é definido como a ação de transmitir uma mensagem e eventualmente, receber outra mensagem como resposta.
A comunicação é uma das habilidades mais importantes para a convivência entre os seres humanos.
Existem diversos tipos de comunicação sendo as principais: comunicação corporal, comunicação verbal por meio da escrita e da fala e a comunicação de sinais.
Esta habilidade é fundamental para o ser humano executar as principais atividades de sobrevivência, como: trabalhar, estudar, conviver socialmente, estabelecer relações, realizar aquisições, alcançar o êxito, melhorar o desempenho, etc.
Ao exercitar a habilidade de se comunicar, percebemos o quanto desafiadora é esta ação, já que qualquer ruído pode alterar a interpretação do ouvinte referente a um determinado contexto.
Outro grande desafio ao se comunicar refere-se as diferentes experiências de vida do comunicador e do ouvinte, que podem levar a uma interpretação precipitada da mensagem original.
Diante desse contexto, veja 5 passos para você potencializar a sua capacidade de comunicação assertiva e consequentemente, obter a alta performance e a melhora na qualidade dos seus relacionamentos e resultados:
#1. Simplifique a mensagem
Bons comunicadores simplificam a mensagem para que os ouvintes compreendam. Os conceitos de fácil compreensão são transmitidos com mais facilidade.
Escolher um caminho mais complicado pode gerar sono, cansaço e desatenção do ouvinte, além de interpretações precipitadas ou errôneas.
#2. Cuidado com os gestos
Alguns estudos demonstram que mais de 50% dos impactos na comunicação são gerados pelos gestos.
As pessoas têm o hábito de prestar mais atenção ao que fazemos do que ao que falamos.
#3. Cuidado com a tonalidade de voz
A tonalidade de voz deve ser controlada de forma eficiente, contribuindo assim, para evitar interpretações precipitadas. Procure estabelecer a empatia e utilizar uma tonalidade de voz semelhante a do ouvinte.
#4. Evite utilizar linguagem sexista ou gírias
Mesmo que a sua intenção seja somente fazer uma piada. O que pode ser engraçado para você, pode não ser para outra pessoa.
#5. Mantenha o foco em quem escuta
Quando você fala, é fundamental ficar atento as reações do ouvinte. Se você perceber que o ouvinte está distraído, a forma de apresentar o conteúdo ou expressar a sua mensagem deve ser variada.
Apresentar exemplos práticos é uma excelente alternativa para reter a atenção do ouvinte.
Além das dicas citadas acima é fundamental que o comunicador tenha a habilidade da escuta atenta extremamente apurada, pois esta habilidade bem desenvolvida contribuirá para que o comunicador compreenda um determinado contexto ou demanda e expresse a sua mensagem assertivamente.
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