Se você consegue focar e despender energia no que dá resultados, você é um profissional de alta performance.
Mas como podemos melhorar as nossas habilidades para alcançar a alta performance?
Habilidade é considerada a capacidade de realizar uma tarefa e obter o resultado desejado.
Existem as habilidades naturais (potenciais) e as que podem ser adquiridas por meio de treinamento e educação. Um ser humano pode possuir um repertório infinito de habilidades, sendo que algumas dessas podem ser mais desenvolvidas e outras menos desenvolvidas.
Muitas vezes, nos deparamos com situações inusitadas frente às demandas e exigências nos contextos de vida pessoal e profissional.
Essas situações exigem habilidades que podemos possuir extremamente elevadas, mas também habilidades que não possuímos ou que temos baixo desempenho.
As situações mais comuns são:
- Escolha da Profissão
- Transição de Carreira
- Alcance de Metas
- Melhorar a qualidade no trabalho e nos relacionamentos
- Alcançar a alta performance
Continue a leitura e confira a seguir os passos ajudarão você a desenvolver habilidades para a alta performance.
5 passos para desenvolver habilidades e alcançar a alta performance
# 1º Passo
Devemos definir metas a serem atingidas, pois se tivermos consciência de onde queremos chegar, facilitará o processo de reconhecimento e mensuração das habilidades necessárias para a emissão de ações e melhoria das mesmas.
Ex: Eu quero cursar faculdade de Engenharia.
#2º Passo
Reconhecer as habilidades a serem melhoradas em prol do alcance da meta.
Ex: Tenho que melhorar as habilidades em Matemática, Física, Leitura.
# 3º Passo
Compreender e digerir os esforços que serão necessários em prol do alcance da meta.
Ex: Terei que abrir mão dos passeios todos os finais de semana para economizar dinheiro para os estudos / Terei que pagar aulas particulares para potencializar a habilidade de cálculo.
#4º Passo
Emitir as ações necessárias para potencializar as habilidades fundamentais para o alcance da meta.
Ex: Contratei um professor de cálculo para potencializar a minha habilidade. (Ação Secundária) / Me dedico duas vezes por semana as aulas de cálculo. (Ação Primária – Treinamento da habilidade a ser desenvolvida) / Utilizei o dinheiro dos passeios aos finais de semana para pagar o professor de cálculo. (Ação Secundária)
# 5º Passo
Pedir e aceitar ajuda sempre que necessário.
Ex: Esse mês não conseguirei realizar o pagamento da mensalidade dos meus estudos, porque além do professor particular, da mensalidade da faculdade, tive custos adicionais com um livro. Pedirei a ajuda dos meus pais.
As habilidades podem ser desenvolvidas por meio de foco, persistência e treinamento contínuo. Nos passos citados existem dois tipos de ações, sendo as primárias e as secundárias.
As ações secundárias são consideradas fundamentais para se chegar a ação primária que é considerada a ação principal.
# Exemplo 1
Contratar um professor não melhorará a habilidade em cálculo, mas foi uma ação intermediária necessária para que o indivíduo emita a ação de estudar e, consequentemente melhore a sua habilidade em cálculo, portanto essa ação é secundária.
# Exemplo 2
Estudar duas vezes por semana (treinamento contínuo) vai melhorar a habilidade em cálculo, portanto essa é a ação principal ou primária.
Com esse explicativo, tenho por finalidade esclarecer a você, meu leitor, que não basta somente emitir e investir tempo e recursos materiais em uma variedade de ações secundárias, sendo que muitas dessas, podem não ser assertivas no alcance do objetivo.
O ideal é focar sempre a ação principal, portanto muitas vezes será fundamental que o indivíduo encontre por meio de ajuda de profissionais e consultorias especializadas o suporte que necessita para facilitar o alcance do seu objetivo.
Essa ação contribuirá para o alcance da meta em um curto espaço de tempo comparado a um caminho árduo sem ajuda e suporte especializado.
E, para finalizar, eu adoraria saber a sua opinião sobre esse artigo.
Deixe um comentário logo abaixo sobre o que você mais gostou nesse artigo, ou sobre alguma dica extra que você deseja compartilhar conosco ou até mesmo alguma crítica sobre esse texto.