Quando você é convocado para uma entrevista, não imagina por quantas etapas passará até a possível aprovação para conseguir um emprego.
O processo seletivo é composto por diversas fases, sendo a sua convocação por telefone, a entrevista presencial com o profissional do RH, a avaliação por meio de testes específicos (provas de português, matemática, informática, inglês, redação, sistemas de informática e conhecimentos específicos da área), testes psicológicos, dinâmica de grupo e a entrevista com o requisitante da área e gestor.
Para ser aprovado em todas essas etapas, é fundamental você se preparar para cada uma, pois a concorrência é forte e para se destacar, quanto mais preparado você estiver, maiores serão as suas chances de conquista.
A minha trajetória como profissional de Recursos Humanos por mais de 10 anos contribuiu para que eu compreendesse a relevância de abordar esse tema.
Como resultado, as pessoas que não fazem parte do mundo do RH poderão compreender os critérios avaliativos de um profissional de RH e, passarão a ter chances significativas de alavancarem o seu desempenho em um processo seletivo.
Continue a leitura deste artigo e confira agora 6 dicas de ouro para ser aprovado em um processo seletivo.
Dicas em cada etapa do processo seletivo para conseguir um emprego
#1. Recrutamento por telefone
Ouça o recrutador atentamente. É fundamental você saber sobre o valor do salário, benefícios, local de trabalho, horário de trabalho, escala de folgas, atividades a serem desempenhadas e conhecimento exigido. Essas informações servem para você decidir se é conveniente participar ou não do processo.
Saber também sobre a quantidade de etapas do processo e quais etapas o processo terá, possíveis dias para cada etapa ajudará você a se preparar e organizar a sua agenda de compromissos. Perguntar sobre a roupa adequada também ajudará a amenizar o nível de preocupação e ansiedade.
#2. Entrevista presencial
Se atente as perguntas do selecionador e responda-as objetivamente e mostre-se interessado na oportunidade.
#3. Testes Específicos
O melhor é que você esteja afiado em relações as suas competências técnicas. Testes de Português, Matemática, Redação e sistemas de informática é primordial que você se atualize constantemente.
Quanto aos conhecimentos da sua área de atuação, investir em cursos de aperfeiçoamento te deixará afiado para este momento.
#4. Testes Psicológicos
Se alimente bem antes do processo, evitando comidas pesadas, bebidas alcoólicas nas 24 horas antecedentes a avaliação.
#5. Dinâmica de Grupo
Na dinâmica são avaliadas competências comportamentais, portanto trabalhe bem em equipe, respeitando a opinião dos seus colegas de grupo e se posicione também, expressando a sua opinião.
#6. Entrevista com o Requisitante ou Gestor
Responda as perguntas objetivamente e demonstre o seu real interesse na oportunidade. Os gestores gostam de ouvir discursos positivos dos candidatos, portanto resuma em uma frase em que poderá contribuir para o departamento.
Lembre-se que as fases de um processo seletivo são complexas. As dicas acima poderão ajudá-lo a melhorar o seu desempenho em um processo seletivo, mas como visto dependerá exclusivamente de você a aprovação. Então se prepare para cada fase e RUMO AO SUCESSO!
Baixe Grátis o E-book Dicas de ouro: Como conquistar a tão almejada oportunidade profissional. Clique aqui→.
Gostou deste conteúdo? Deixe sua opinião nos comentários!