5 ERROS MAIS COMUNS AO GERENCIAR O FEEDBACK

Gerenciar Feedback

Antes de abordar os erros para gerenciar um feedback, quero que você reflita sobre o que é o Feedback. O Feedback não deve ser considerado em hipótese alguma como uma prática somente para corrigir erros emitidos, assim como não deve ser visto somente como uma simples conversa.

O Feedback é um PROCESSO ou uma METODOLOGIA de desenvolvimento humano que tem a finalidade de corrigir erros, potencializar acertos e motivar comportamentos, para assim alavancar resultados. Este processo é conduzido através de um diálogo entre as partes interessadas, onde são expostas as análises de resultados positivos e resultados negativos e também as propostas de melhorias.

Esta definição é fundamental para você compreender os devidos cuidados que devem ser tomados ao gerenciar essa metodologia tão importante para o alcance de resultados por meio de pessoas.

Pensando nisso, decidi abordar os erros mais comuns, praticados pelos líderes, que podem ocasionar em danos severos para as pessoas e para a sua empresa. Confira a seguir:

 

Os 5 erros mais comuns praticados pelos líderes ao gerenciar o Feedback

#1. Aplicar somente o Feedback Corretivo

Se você estabelecer uma comunicação somente para pontuar os erros emitidos pelo outro, a sua imagem poderá se tornar aversiva e ameaçadora aos demais.

 

#2. Alegar falta de tempo

 A falta de tempo é reflexo de ausência de organização, portanto você deverá se organizar para ter tempo disponível para se comunicar com a sua equipe.

 

#3. Ausência de Feedback Positivo

 A ausência de elogios e reforçamento positivo faz com que o indivíduo não saiba se o que está fazendo está dando certo. Portanto, evite correr riscos do seu colaborador deixar de emitir comportamentos positivos que podem direcionar a sua empresa ao sucesso.

 

#4. Apontar culpados e erros

Quando a famosa “bomba explodir”, evite buscar culpados e apontar os erros. O melhor é avaliar a solução, propondo apoio a equipe para a superação do conflito ou do problema.

 

#5. Não sugerir melhorias

Não sugerir melhorias e somente apontar os erros dos seus colaboradores, levam somente a conscientização do ERRO, mas não a reeducação do comportamento apropriado que deverá ser adotado, portanto sugira melhorias contínuas para gerar aprendizado.

 

A partir da exposição dos 5 principais erros ao gerenciar o Feedback, te convido a refletir sobre a sua postura ao lidar com esta metodologia.

Se você emite algum desses erros citados, é hora de se atualizar, aprimorar as suas competências e habilidades para conseguir exercer uma LIDERANÇA DE SUCESSO.