5 DICAS PARA AUMENTAR AS SUAS CHANCES DE SER CONVOCADO PARA UMA ENTREVISTA DE EMPREGO

Entrevista de Emprego

Ser convocado para uma entrevista de emprego é uma grande conquista, ainda mais levando em consideração os momentos de crise, com as empresas demitindo mais e contratando menos.

Se você está em busca de uma nova oportunidade profissional ou da primeira oportunidade de emprego, cadastrou o seu currículo nas principais fontes de empregos do Brasil na internet, mas percebe que o número de convocações para entrevistas vem diminuindo a cada ano, é essencial usar a criatividade para divulgar o seu currículo de outras formas, aumentando assim consideravelmente as suas chances de ser convocado para uma entrevista de emprego. Mas como fazer isso?

Confira a seguir 5 dicas para aumentar as suas chances de ser convocado para uma entrevista de emprego:

 

  1. Faça Networking

Quando você participar de uma palestra, um workshop, um treinamento ou um curso, converse com pessoas além do círculo de pessoas conhecidas, entregue o seu cartão e solicite o dela, fale que você está em busca de recolocação profissional e pergunte se pode enviar o seu currículo para o e-mail do novo contato; isso também é válido para uma reunião familiar ou até mesmo um churrasco na casa de amigos. Uma dica: SAIA DA ZONA DE CONFORTO!

 

  1. Use os sites de emprego de forma estratégica

Você pode perceber que as novas oportunidades profissionais divulgadas nos sites (Catho, Vagas.com, InfoJobs, Nube, CIEE) são divulgadas frequentemente no início da manhã ou no fim da tarde, já que durante o dia os profissionais estão conduzindo os processos seletivos. Portanto, acesse diariamente os sites e seja um dos primeiros a se candidatar as oportunidades, porque se deixar para o dia seguinte a lista de inscritos estará cheia e, caso entre os primeiros inscritos os recrutadores já localizem o número de candidatos com o perfil almejado, você estará de fora do processo.

 

  1. Aprimore-se constantemente

Quando um recrutador analisa um currículo, com certeza prioriza o material que tiver com experiências e formações mais recentes, portanto se você cursou a escola ou a faculdade em mil novecentos e bolinhas (rsrs) é hora de se atualizar. Potencialize seu currículo e invista na carreira com cursos específicos da sua área, cursos de idiomas, pós-graduação, etc.

 

  1. Esteja sempre em contato com amigos e colegas

Manter vínculos é essencial para a qualidade de vida, mas também para os momentos de crise. De praxe as pessoas se formam, ficam anos sem contatar um colega de formação e em momentos de crise começam a relembrar sobre possíveis amizades “potenciais” para ajudá-lo. Isso está ERRADO. Esteja sempre em contato com os seus amigos e colegas, pois quando precisar de ajuda, este processo ocorrerá naturalmente e não soará como uma ação de interesse.

 

  1. Esteja presente no LinkedIn

Acompanhe as publicações, os artigos que os seus colegas publicam. Comente e compartilhe! Estar conectado e sintonizado aos assuntos profissionais, dar feedback sobre um texto que leu, opinar de forma consciente e ética marcará a sua imagem e postura ética e profissional de forma significativa, fortalecendo assim os seus “vínculos profissionais”. Pode ter certeza que quando você precisar de algum apoio ou indicação, alguém da rede te apoiará.

 

Lembre-se que as empresas são compostas por pessoas. Se o seu currículo chegar no RH de uma empresa pelas mãos de um colaborador eficiente e ético, pode ter certeza que as suas chances de ser contratado serão muito maiores. Sendo assim, recomendo: ESTEJA CONECTADO ÀS PESSOAS! FAÇA NETWORKING! RUMO AO SUCESSO!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *