O exercício da liderança não é uma das tarefas mais fáceis, além de ser extremamente desafiador. Se você gosta e valoriza a famosa ZONA DE CONFORTO, tenho que te orientar que não ocupe um cargo de liderança ou, caso você já ocupe, que repense a sua prática profissional.
Liderar, como citado no artigo “Liderança: você está preparado para exercê-la?“, não é um conhecimento técnico adquirido em um simples final de semana, mas sim a articulação deste conhecimento adquirido junto à prática diária na sua atuação profissional.
A liderança envolve gostar de lidar com pessoas, conhecer uma a uma em suas individualidades, gostos, dificuldades, o que não gostam, o que as motivam, o que as desmotivam, etc.
Liderar envolve também, atrelar os interesses da organização aos interesses das pessoas que compõem a organização, já que as metas empresariais são atingidas por pessoas.
A partir dessa provocação, convido você LÍDER ou FUTURO LÍDER a refletir sobre possíveis erros mais praticados por profissionais que exercem a liderança. Confira:
#1. Não gostar de lidar com pessoas
Não motivar, não engar, não reforçar positivamente as pessoas e somente corrigi-las quando cometem erros.
#2. Não estabelecer uma comunicação assertiva
A comunicação assertiva envolve se comunicar frequentemente com os seus liderados, em situações favoráveis e, também, desfavoráveis. Além da frequência, envolve também expressar as ideias de forma que o outro compreenda o que está sendo dito, além de propiciar ao outro a chance de se expressar, estabelecendo assim um diálogo e não um monólogo.
#3. Aplicar e não solicitar o próprio Feedback
Frequentemente muitos líderes, devido as suas expertises nos conhecimentos técnicos, generalizam e estendem a sua autoconfiança nas suas atuações no exercício da liderança. Essa prática é notória quando esses profissionais não solicitam os seus feedbacks aos seus liderados, compreendendo que devem somente aplicar aos seus subordinados para que somente os mesmos se desenvolvam.
Pude acompanhar durante a minha jornada profissional muitos profissionais insatisfeitos em suas profissões. As reclamações principais em relação aos seus líderes eram concernentes aos 3 erros citados acima. Lembre-se: Para que você possa alcançar as metas da empresa, sempre será por meio de pessoas, portanto esteja próximo da sua equipe para que os resultados organizacionais possam ser atingidos.
Os desafios de liderar podem ser prazerosos se você tem motivação para sair da sua zona de conforto e entender que PESSOAS não são receitas prontas, mas que o desafio da convivência é diário. Portanto, se você quer potencializar as suas competências de liderança para um dia se tornar um LÍDER DE SUCESSO, participar de um programa de desenvolvimento de líderes poderá ajudá-lo nessa jornada.
E, para finalizar, eu adoraria saber a sua opinião sobre esse artigo.
Deixe um comentário logo abaixo sobre o que você mais gostou nesse artigo, ou sobre alguma dica extra que você deseja compartilhar conosco ou até mesmo alguma crítica sobre esse texto.