3 DICAS PARA ELABORAR UM PLANO DE CARREIRA

plano de carreira

plano de carreira foi adotado por muitos profissionais de sucesso e pode ser adotado também por VOCÊ que almeja alavancar a sua vida profissional. 

Alcançar a satisfação profissional envolve mais do que emitir ações automáticas e muito bem realizadas no dia-dia da profissão.  

Atualmente a concorrência tem sido cada vez mais acirrada, portanto as chances de sucesso profissional serão mais acentuadas para àqueles que se prepararem sistematicamente para o exercício eficiente da profissão escolhida.  

Para elaborar um plano de carreira assertivo rumo ao sucesso, alguns aspectos deverão ser levados em consideração. 

Confira a seguir as dicas para elaborar um plano de carreira:

 

#1. Autoconhecimento 

Você deverá se autoconhecer para se aprimorar. Conhecer as suas fortalezas e as suas limitações facilitará o processo de desenvolvimento.  

Saber o que quer, quando quer, como quer e o que espera da sua vida profissional é fundamental. 

 

#2. Conhecer a realidade das profissões  

Conhecer a realidade das profissões contribuirá para o você compreender as demandas e os sistemas de recompensas oferecidos pelo mercado e assim, potencializar as suas competências técnicas e comportamentais em prol da realização profissional. 

  

#3. Planejamento de ações 

Fazer um levantamento de todas as competências habilidades fundamentais que deverão ser aprimoradas para o alcance do sucesso profissional, prever data para concluir as ações de desenvolvimento (prazos), estipular metodologias para as ações que serão executadas, prever possíveis apoios ou ajudas externas que serão necessárias para sucesso profissional. 

 

Para que o plano de carreira seja realizado sistematicamente a ajuda de um profissional orientador de carreira é essencial. Da mesma forma você precisará da ajuda externa de um profissional capacitado para potencializar, por exemplo, a sua habilidade em língua estrangeira, se assim definir que essa habilidade é fundamental para o seu êxito profissional.  

Portanto, não se exceda ao ponto de achar que você sozinho poderá potencializar TODAS as suas competências, pois as que você tiver mais facilidade, com certeza não precisará de ajuda, mas muitas das competências necessárias para o seu sucesso profissional, você somente conseguirá potencializá-las se obtiver ajuda externa.  

Outro desafio é fazer o levantamento de quais habilidades competências serão necessárias desenvolver, então não hesite em contratar um orientador de carreira para auxiliá-lo nesta etapa tão importante da sua vida. 

O que você achou deste conteúdo?

Conte nos comentários logo abaixo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *